Advocacia Preventiva: uma estratégia inteligente e econômica

Confira os benefícios de um apoio jurídico em sua empresa

É sabido que a prevenção se comporta de forma muito melhor do que a manutenção, e isso se aplica a qualquer área profissional, inclusive na advocacia.

Ocorre que a figura do advogado é lembrada muitas vezes apenas nos momentos em que o problema já foi judicializado, acarretando em custos muito mais elevados do que se os serviços advocatícios fossem contratados de forma preliminar, sem contar todo o desgaste psicológico decorrente de uma demanda judicial. É aí que a advocacia preventiva entra em cena.

O que é advocacia preventiva?

A advocacia preventiva consiste na contratação de um escritório especializado para prestar serviços de forma contínua para toda e qualquer questão jurídica relacionada ao dia a dia da empresa.

Organizações de qualquer ramo ou porte devem lidar com temas ligados à lei na sua rotina e o apoio de um especialista será um grande diferencial para o sucesso empresarial. Isso se aplica na elaboração de contratos com fornecedores, na contratação ou demissão de colaboradores, na restituição ou pagamento de impostos, na alteração do quadro de sócios ou ao negociar com o Poder Público e muitas outras situações que podem ocorrer.

Por meio da advocacia preventiva, uma empresa conta com um suporte jurídico necessário para desenvolver suas atividades, além de evitar problemas, esse tipo de serviço ajuda o gestor a criar boas práticas dentro do negócio, minimizando a ocorrência de processos judiciais ou administrativos contra a empresa. Por fim, o processo de tomada de decisões se tornará muito mais acertado com o auxílio da advocacia preventiva, já que você saberá os impactos legais de cada medida que pode ser tomada.

Quais são as vantagens de contar com uma advocacia preventiva?

A empresa que conta com o suporte da advocacia preventiva, consegue usufruir de uma série de vantagens. Algumas delas são:

Minimização dos riscos jurídicos

Uma das principais finalidades da advocacia preventiva é oferecer segurança jurídica à organização para que os empreendedores e gestores possam focar no crescimento do negócio.

Dessa forma, acompanhando frequentemente os contratos, questões trabalhistas, administrativas, societárias, assegurando que a empresa siga as normas e consiga evitar possíveis ações judiciais por parte dos funcionários, problemas com fornecedores, nulidade de negócios fechados com parceiros importantes.

Prevenção de Litígios

Os advogados conseguem encontrar os pontos que precisam ser aprimorados, potenciais riscos e demais questões que podem provocar litígios. Além disso, diante de reclamações que afetem a empresa, a assessoria poderá avaliar se houve alguma falha, indicar ações para resolver o problema de maneira extrajudicial e fazer acordos, se for o caso.

Dessa forma a empresa executará as suas atividades com muito mais tranquilidade e com conhecimento dos caminhos que tomará.

 

Por DOUGLAS WILLIAM PINTO
Advogado, pós graduado em Direito Empresarial. Atua em consultoria jurídica empresarial com ênfase em advocacia
contato.advcw@gmail.com

Entre em Contato

Entre em contato conosco. Responderemos o mais breve possível. Descreva, se possível, sua dúvida ou sugestão.

Assine nossa Lista de E-mails

Assine nossa lista de e-mails e receba o melhor conteúdo. Fique tranquilo(a). Também odiamos spam e enviaremos apenas conteúdo relevante. Você poderá se descadastrar a qualquer momento.

×